Fale conosco: (62) 3506.3466 (Fixo) | hospedariasaolourenco@gmail.com
Pontos Turísticos | Trindade

Pontos Turísticos

A cidade de Trindade possui vários locais de visitação além da Basílica e a Igreja Matriz. Vindo com sua caravana ou mesmo com sua família, você pode aproveitar pra conhecer e entender como surgiu nossa romaria e as histórias de fé e devoção que aqui podem ser encontradas. Com isso te convido a fazer um breve Tur comigo através do nosso portal e conhecer um pouquinho de nossa história. Contrate nosso serviço de City Tour no ato de sua reserva.

MEDALHÃO

Por volta de 1830 o casal de agricultores mineiros, Constantino Xavier e Ana Rosa, se mudaram para uma região onde existia um córrego de água salobra e barro escuro em suas margens. E foi nesse Córrego conhecido como Barro Preto, cerca de dez anos depois, que toda história de fé se iniciou. Como conta a tradição, os agricultores encontraram um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. A partir daí, famílias de amigos e vizinhos começaram a se reunir para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno. Por alguns anos, a devoção é praticada naquele ambiente familiar. Contudo, a cada dia, cresce o número de devotos e o generoso lar se torna pequeno para acolher os visitantes, com o crescimento da devoção, Constantino e Ana Rosa perceberam que aquele medalhão não era propriedade deles. Era uma graça do Pai Eterno e deveria ser partilhada com todos. Foi assim que por volta de 1848, eles decidiram construir uma pequena capela, coberta de folhas de buriti, para que o público tivesse acesso permanente à relíquia. Era crescente o número de pessoas que vinham de todas as partes, pedindo e agradecendo as graças que Divino Pai Eterno lhes concedia.

MUSEU

O museu foi fundado em 1998 e está instalado em um prédio construído em 1912. O acervo é composto de fotografias de momentos históricos do município de Trindade, obras de artistas trindadenses e que retratam os primeiros milagres após descoberta do Medalhão. Objetos antigos e documentos históricos também compõem o acervo.

Mosteiro das Irmãs Carmelitas

Endereço: Rua Gabriel Alves de Carvalho, nº 875, Bairro Santuário. Trindade – GO
Horário de atendimento: Todos os dias das 9h15 às 10h30 e das 15h15 às 16h15 (Exceto no 2º domingo de cada mês, quando não há atendimento ao público)

VIA SACRA

Um conjunto de 15 estações que retratam a paixão e morte de Jesus Cristo. Todas as imagens são em tamanho real, e fica localizada na Avenida Constantino Xavier ligando a Basílica a Igreja do Padre Pelágio.

VILA SÃO JOSÉ COTTOLENGO

A Vila São Jose Bento Cottolengo é uma instituição beneficente de assistência social, criada e administrada pela Igreja Católica, com atuação nas áreas sociais, da saúde, educação, cultura e lazer. Presta atendimento integral e permanente a 365 internos, com deficiências crônicas associadas, pacientes que são a razão e missão primeira da Instituição.

PARQUE MUNICIPAL

Ambiente público criado para descanso, lazer familiar e meditação. Espaço com muito verde, belos lagos, vista agradável, parquinho para as crianças e pista de caminhada e passeio de bicicleta.

CAPELA DA CONSTRUÇÃO

Local de orações pelo bom andamento da construção da Nova Casa do Pai. Uma igrejinha dedicada a São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local onde os devotos podem orar e pedir, é também local de visitas constantes para agradecimentos e muita demonstração de fé no Pai Eterno.

IGREJA MATRIZ

Segundo relatos históricos o museu da memória de Trindade coincide com o local onde Constantino Xavier encontrou o medalhão. A alteração da imagem não interrompeu nas graças e milagres recebidos, recebidos pelos devotos do Divino Pai Eterno e o número de romeiros cresceu ano após ano. Em 1876 iniciou-se a construção de um novo santuário, trazendo mais conforto aos romeiros que aqui vinham e foi concluída em 1878 e durou até 1911. Em 1912 a Igreja Matriz de Trindade foi erguida pelos padres redentoristas e permanece até hoje, e em 2012 foi comemorado seus 100 anos de existência.

BASÍLICA DO DIVINO PAI ETERNO

É um lugar de adoração, e é considerado o terceiro maior ponto de peregrinação do país. Em 1943, cerca de cem anos após Constantino Xavier ter encontrado o medalhão, o bispo Dom Emanuel Gomes abençoava a colocação da pedra fundamental do novo Santuário do Divino Pai Eterno (Basílica Hoje), posteriormente os missionários redentoristas concluirão o Santuário em 1974, onde começaram a novenas e festas em louvor ao Divino Pai Eterno, sempre celebradas no 1° domingo do mês de Julho. A festa atualmente reúne milhares e milhares de romeiros que chegam de todas as parte do país, mas hoje em dia além do período de festas, nos fins de semana, a Basílica é muito frequentada por devotos do Divino Pai Eterno que vem em romaria de todo canto do Brasil.

IGREJA DO SANTÍSSIMO REDENDOR (PADRE PELÁGIO)

Foi inaugurada em 31 de maio de 2005. A igreja foi construída pelos missionários redentoristas e hoje abriga os restos mortais do Pe. Pelágio Sautter. Pe. Pelágio estava enterrado no cemitério Santana, em Goiânia e posteriormente fora transferido para Igreja Matriz de Campinas (Goiânia). Hoje descansa definitivamente, na capela que recebeu o seu nome, a qual está aberta permanentemente à visitação pública.

PORTAL DA FÉ

O Portal da Fé, localizado logo na entrada de Trindade, é um dos pontos turísticos da cidade. No monumento está a representação da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, coroando a Virgem Maria. O Ícone Sagrado é uma reprodução da figura que estava estampada no Medalhão encontrado por volta de 1840, pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa, na então região de Barro Preto. O Portal da Fé também é local para que os romeiros, durante a Romaria do Divino Pai Eterno, param para fazer suas orações. Construído em 2011, o portal possui o formato de um túnel. A Imagem da Santíssima Trindade chama a atenção e encanta a todos que passam pela Capital da Fé de Goiás.

CARREIRÓDROMO

Local onde é realizado todos os anos o desfile de carros de boi, carroças, charretes, cavaleiros, que vem à cidade de Trindade todos os anos seguindo uma tradição que começou a mais de um século, é também onde as pessoas podem recordar o tempo em que seus pais e avós eram carreiros do Pai Eterno.

PRAÇA DO CARREIRO

Foi construida em homenagem aos carreiros do Pai Eterno, a participação dos carros de boi na romaria de Trindade é uma tradição muita antiga que permanece até hoje, onde os carreiros vinham agradecer ao Pai Eterno pelas boas colheitas ou pela para que no ano seguinte fosse melhor, tanto que muitos vinham com pouquissíma comida, mas não deixam de vir fazer seus pedidos a Pai Eterno. Hoje em dia já tem o desfile com mais de 400 carros de boi, além dos cavaleiros que também fazem parte, carroças e charretes, tudo no espaço reservado a eles, o carreiródromo ao lado do lago municipal.

OUTROS LUGARES

Igreja de Santa Luzia

Igreja de São José

Gruta Nossa Senhora de Lourdes